Nosso Blog

Confira nossas novidades!

Veja outros Posts

Como a Análise Geográfica Ajuda a Tomar Decisões?

Como a Análise Geográfica Ajuda a Tomar Decisões?

O Sistema de Informação Geográfica (SIG) é uma ferramenta que facilita bastante na gestão de empreendimentos e atividades quando tomadas de decisões devem ser feitas. A forma realizada pelo instrumento para processar dados e gerar a informação necessária facilita de maneira significativa no momento decisivo de acordo com o ambiente em que se encontra a empresa.

A utilização de variáveis geográficas para tomar uma decisão pode parecer um pouco complexa, mas esse tipo de estratégia empresarial contribui com dados importantes para a modelagem decisória que implementa padrões com multicritérios de definição. Confira agora como a Análise Geográfica ajuda a tomar decisões!

 

Passos para Geomodelagem decisória

 

A geomodelagem decisória tem característica multidisciplinar e nesse caso tem como objetivo unificar os graus de viabilidade das variáveis de cada contexto.

Entenda:

Identificar a questão

Na primeira etapa, é feita a análise da contextualização geográfica do assunto, suas causas e como ele influencia as variáveis. Assim, as hipóteses para explicar a ocorrência do problema são levantadas em meio ao conjunto de limitações que definem a viabilidade e a finalidade do modelo mais economicamente viável.

 

Selecionar os parâmetros

Nesse momento ocorre a interdisciplinaridade que direciona o estudo do caso. Um grupo de especialistas se reúne para discutirem sobre as variáveis da situação. Quando se trata do SIG, esses parâmetros são padronizados para um mesmo sistema de coordenadas.

 

Analisar as alternativas

O método para encontrar o resultado é escolhido por meio da técnica que analisa as alternativas. No âmbito de SIG, a técnica AHP (Analytic Hierarchy Process) é um dos processos mais simples e comuns para isso.  

 

Decisão

Para finalizar, a validação em campo e a compatibilização com os indicadores devem ser apresentados para conseguir a eficácia da decisão.

Dessa forma, é fato que o trabalho com Sistemas de Informação Geográfica tem como âmbito de atividades espaços variados e com grandes níveis de importância, mostrando ser, assim, uma área de destaque no mercado de trabalho.

 

Veja também: 

Como o geoprocessamento melhora as atividades ambientais

Como fazer um planejamento ambiental?

O que são os Sistemas de Informações Geográficas?

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Instituto G4

by nerit